Como o salto foi parar na cozinha

Por Nana Guimarães

Com a Paris após uma tarde de soufflé (para o almoço) + pudim (para um jantar de aniversário)
e fotos para este blog, que é totalmente caseiro…

Assunto:Nóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóó

Aninha, é assim que mineiro fala quando se impressiona com alguma coisa. Sua receita de pudim estreou em BH no último sábado, num almoçinho básico de família, e desapareceu em aproximadamente 10 minutos. Meu priminho de cinco anos comeu apenas quatro pedaços bem-servidos, e a marmanjada lambeu os beiços. Quando tiver mais receitas destas, por favor, envie. Sucesso total!

Beijoca,
Vicky

Já tinha pensado em criar um blog antes, mas hesitei, afinal, se ainda não terminei de escrever meu livro de receitas (com o mesmo título do blog), não fazia muito sentido me aventurar como “blogueira”, ainda mais que sou “meio” alheia a esse “mundo virtual” – não tenho facebook, nunca entrei no Orkut ou Twitter (???), e depois de uma semana de trabalho evito ficar na frente do computador… Mas aí veio o e-mail da Vicky pedindo mais receitas, e todas as outras pessoas que fazem o mesmo toda vez que eu apareço com um bolo (por mais simples que seja) ou um jantarzinho em casa… Conclui, então, que a idéia do blog podia ser ótima – todos poderão acessar as receitas sem que eu tenha que ficar enviando e-mail! Sem contar que às vezes acabo esquecendo de mandar… Também poderei ter um feedback sobre as receitas (espero!), e, ainda, me livrar um pouco da ansiedade ao adiantar algumas “aventuras culinárias” enquanto o livro não sai do “forno”. Animadíssima!!! ;-)

Minha idéia é compartilhar receitas, sempre com fotos da preparação e do resultado final – é tão bom ler receita com foto, né?! E assim vou recheando este blog aos poucos, completando com o glossário e outras dicas – não necessariamente de culinária, já que posso ficar dias, ou até semanas (pra ser sincera) sem cozinhar nada…

Dica 1: A mais óbvia de todas: ingredientes mais frescos e de mais qualidade dão resultados melhores. Tenho amigos que ficam loucos quando me vêem “gastando” um bom roquefort num molho. Mas acho que fica ótimo assim, e, geralmente, é esse o queijo que tá dando bobeira na geladeira. Hortaliças e verduras compro no dia em que vou preparar ou no dia anterior.

Dica 2: Cozinha moderna, fogão “último tipo”, e utensílios domésticos sofisticados não são necessários. É claro que alguns equipamentos facilitam o trabalho, mas estão longe de serem indispensáveis. Se perguntar pra minha mãe o que não pode faltar numa cozinha, ela certamente dirá – uma colher de pau! Eu uso muito o liquidificador (aliás, tenho que trocar o meu que está péssimo) e a batedeira (linda – adoro!). Troquei meu fogão velhinho há pouco tempo, e minha cozinha não é nenhuma maravilha…

Dica 3: Nada de mau humor! Claro que o melhor é cozinhar feliz, de bem com a vida e com música! Sozinha, acompanhada, rodeada por sua família ou de amigos, com cachorro no pé pedindo uma lasquinha – tanto faz. Você pode até cozinhar triste, melancólica, saudosa… Mas de mau humor – NUNCA! Se você se “auto-diagnosticar” com “isso”, faça uma escolha rápida e sensata – peça pizza!

Dica 4: Cozinhar envolve prática, tentativa e, infelizmente, às vezes erro… Não tem jeito, faz parte do “processo culinário”, ainda mais se você estiver começando agora… Não se assuste e não fique com medo – espante a preguiça e TENTE! Mas, atenção, se você está procurando impressionar outra pessoa que não seja você, sugiro que tente fazer a receita antes, assim você ficará menos nervosa e mais segura na hora “H”. E olha que isso não é desvantagem de principiantes, até hoje acerto muito mais o ponto do medalhão de filet quando faço só pra mim…

Cozinhar é uma delícia! E fazer uma comidinha gostosa, simples ou mais sofisticada, pra você e pra quem você gosta é super gratificante.

E então, vamos começar?!

Beijos,

Nana

PS. Já deixo registrado o meu “sorry” caso não consiga atualizar este blog com aquela freqüência… Afinal, “my book is on the table”!!!

Colaboradores do blog

 

Talita Daher
Amiga linda, queridíssima, ultra cool, mãe coruja da Bella, e super antenada com o mundo fashion. Há muito tempo dividimos uma paixão: sapatos! Além de um montão de outras afinidades, e um querer bem e carinho recíprocos… Ela diz que é minha fã, mas eu que sou fã dela! À frente do blog GPS de Estilo (www.gpsdeestilo.blogspot.com) essa fashionista promete e muito! Ela chega pra falar de, claro, SALTOS ALTOS, e tudo mais que achar COOL! Bem-vinda!

Isabel Flecha de Lima
Agridoce! Esse, eu diria, é o “sabor” da Isabel! Dona de um humor rápido e inglês que é uma delícia (aliás, ama Charles II e a Inglaterra), Bel é uma das mulheres mais interessantes e talentosas que conheço. Cozinha de forma descontraída e maravilhosamente bem, e seu cottage inglês (ela chama de “casa”) é tão gostoso que dá vontade de ficar lá pra sempre. Além disso, pinta & borda (literalmente!) como ninguém! É dona da Linum (www.linum.blog.br) que, como ela mesmo diz , é “uma pequena loja que se especializa em linhos bordados, papelaria personalizada e presentes diferenciados”, que esbanja em charme e mais parece ter saído da King’s Road. Ela colabora com receitas bacanérrimas e com lançamentos da Linum. Cheers!

Marisol Rivera
Se você já ama a Saks Fifty Avenue em Nova York (like me!) não imagina como a loja fica ainda melhor ao ser recebida pela Marisol… Ela é uma figura ultrasimpática, que te deixa super à vontade para escolher o que quiser na loja, e já de olho no teu estilo separa algumas peças que, na correria, a gente nem vê… Tudo vai parar num provador enorme que mais parece uma sala – take your time e se divirta sozinha ou com suas amigas experimentando TUDO – roupas, sapatos, acessórios! Até os cosméticos da tua lista aparecem na tal “salinha”, que a Marisol “recheia” de coisinhas gostosas como cupcakes da Magnólia, Champagne, strawberries, queijinhos. um programão muito legal! Você paga lá mesmo, sem fila, sem stress, muito cool. Você também pode escolher as coisas no site da Saks (promoções, inclusive), dar as referências pra Marisol, e quando chegar tudo estará lá te esperando.Marisol nos enviará, direto de NYC, notícias sobre todos os lançamentos de sapatos e as tendências da moda no mundo dos saltos altos, e, ainda, eventos gastronômicos da Saks. Chegou lá, divulgo aqui. Bom demais, né?! Pra completer ela fala inglês, espanhol e português, mas é necessário agendar, OK?! Celular: 212 940 2149 (do Brasil, ligue 00XX12129402149). E-mail: marisol_rivera@s5a.com. E para todas as leitoras do blog (basta falar) a Marisol dará um gift especial! WE LOVE NY!!!

Amigas COOL
Tenho várias! A-M-O! Umas têm blog (univitelinas.com.br, comdrama.com.br), outras têm loja (Stella Guerra Joias), e muitas são elegantemente antenadas com tudo. Todas estarão no “Na Cozinha & de Salto Alto” com dicas legais pra compartilhar com a gente. Welcome, Dear Friends!
E você leitora/leitor também pode colaborar no blog!
Fez uma receitinha deliciosa?! Acabou de fazer uma viagem legal e está com um monte de dicas?! Manda pra mim guimaraes.nana@gmail.com com fotos que terei o maior prazer em publicar e te apresentar. Merci!
Na Cozinha & De Salto Alto

Features Stats Integration Plugin developed by YD