Sobremesas

Marshmallow SOS!

Por Nana Guimarães

Chá de Bebê da Déa – Gêmeas (!!) – amigona do tipo Sister. Um telefonema encima da hora pedindo um help porque o “visual” da sobremesa principal não estava legal. Era para eu passar no supermercado e comprar um chantilly ou marshmallow para consertar o pavê. Me neguei, claro, afinal marshmallow é tão fácil e rápido de fazer. Bastam claras, açúcar, água, e uns 15 minutos!

A tal “sobremesa feia” sofreu uma plástica reparadora, e olha que ela nem estava tão mal assim. Mas não seria eu a contrariar uma grávida… Missão cumprida, amigas felizes, e a garantia de que Gabi & Gigi não nascerão com cara de Marsh & Mallow!

Marshmallow
Ingredientes:
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água
4 claras
1 pitada de sal

Coloque a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo para médio. Não é preciso ficar mexendo.

Enquanto isso bata as claras em neve até ficarem bem firmes. Uma dica: quando elas começarem a subir (ou seja, ficarem um pouco firmes) adicione 1 pitada de sal. Com as claras devidamente firmes em neve, pare a batedeira e espere a mistura de água e açúcar ficar em “ponto de fio”.

O que é ponto de fio?! A mistura da água vai ferver e vai ficar fervendo por um tempinho, daí ela vai começar a engrossar. Para o marshmallow não queremos uma mistura escura, caramelada, queremos que continue clara, translúcida. Então cuidado para não queimar a mistura.

Como saber que está pronta?! Aí é que entra a estória do ponto de fio. Você pega 1 colher, enche com a mistura, e levante cerca de 1 palmo da panela, fazendo escorrer de volta à panela lentamente. Se a mistura não estiver no ponto ela escorrerá pingando, e não formará 1 fio contínuo – ainda líquido mais contínuo. No ponto de fio você vai reparar que o líquido da colher vai escorrer uniformemente. Se quiser ter certeza do ponto, coloque 1 pouco da mistura num mármore que ela vai endurecer rapidamente, ficando um puxe-puxe.

Ligue a batedeira onde estão as claras em neve na potência máxima, e vá despejando a mistura da água com açúcar. Deixe bater até amornar. Depois deixe na geladeira até esfriar. E PRONTO!

Eu uso esse marshmallow como cobertura de tortas, em especial da torta mesclada. Meus sobrinhos adoram comer com sorvete e calda de chocolate.

«

»

4 comentários

  • fashion4everus | 28/11/2010

    Amei o blog! adorei as receitas e a maneira tão bem humorada,inteligente e didátca…rs que vc as descreve, já está nos meus favoritos 4ever!
    bjus

  • Martha !! | 21/12/2010

    aaaaahhhhhhhh !!!!! estou gritando de vontade…esse marshmallow ficou nao só lindo como super atrativo! e tenho certeza que MTO gostoso tbm!
    tia, um beijo enorme ! estou morrendo de saudade !
    mil beijos!

    ps: VIVA A ENERGIA POSITIVA ! (kkk… ainda dou mta risada qnd lembro!!)

  • Estilo Cinderela | 02/03/2011

    Que diliça!!! Confesso que não sabia que era tão fácil!

  • ricardo santana | 04/06/2012

    wowwwwww comidas deliciosas ! muito bacana ! parabéns !


Na Cozinha & De Salto Alto

Features Stats Integration Plugin developed by YD